Polícia Civil do Estado do Acre

Conselho Superior da Polícia Civil do Acre define símbolos institucionais e honrarias

Na manhã desta sexta-feira, 12, o Conselho Superior da Polícia Civil do Acre esteve reunido para deliberar sobre diversas questões relevantes para a instituição. Entre os pontos discutidos, destaca-se a definição dos símbolos da polícia judiciária civil acreana, conforme estabelecido pela Lei Orgânica da Polícia Civil do Estado do Acre em seu artigo 3º.

Os símbolos mencionados incluem o hino, a bandeira, o brasão e o distintivo, além da instituição da medalha como honraria destinada a reconhecer e recompensar os policiais que se destacarem no exercício de suas funções. Esses elementos representam a importância histórica da instituição e sua missão constitucional de proteger e servir à comunidade.

Paralelamente às legislações estaduais, a resolução do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia estabeleceu o Manual de Identidade Visual Institucional da Polícia Civil, visando padronizar os símbolos em nível nacional. Este manual define os padrões dos símbolos e da identidade visual, permitindo, no entanto, que as polícias civis de cada estado adaptem características próprias, como o brasão, que geralmente incorpora elementos representativos do estado-membro respectivo.

O delegado-geral, Henrique Maciel, que preside o Conselho Superior da Polícia Civil do Acre, liderou uma gestão que propôs a criação de novas medalhas, além da já existente “Mérito Policial. “Essas proposições têm como objetivo homenagear ícones da história do Acre, marcada por lutas e conquistas. Algumas dessas medalhas buscam reconhecer não apenas os policiais civis, mas também outras autoridades, agentes públicos ou membros da sociedade que contribuam de maneira significativa para a instituição”, enfatizou.

A reunião do conselho estadual da Polícia Civil do Acre reforça o compromisso da instituição em fortalecer sua identidade e reconhecer o mérito dos policiais que se destacam em suas atividades. Essas iniciativas são fundamentais para promover a valorização dos profissionais e a eficiência do serviço prestado à sociedade acreana.

Essas iniciativas reforçam o compromisso da Polícia Civil do Acre com sua história, seus valores e sua contribuição para a segurança e o bem-estar da sociedade acreana.

Assessoria/ PCAC

contador de visitas para blogger