Polícia Civil do Estado do Acre – PCAC

30 de maio de 2025

Notícias

Polícia Civil prende mais um envolvido no caso Yara Paulino em Rio Branco

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu na última quinta-feira, 29, mais um suspeito de envolvimento no brutal linchamento que resultou na morte de Yara Paulino. O crime ocorreu em via pública no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. O homem preso foi identificado como J.S.S., conhecido pelo vulgo “Falcão”, apontado pelas investigações como um dos participantes ativos no espancamento que levou à morte da vítima. Falcão foi localizado e capturado no mesmo bairro onde o crime aconteceu. A prisão é resultado do desdobramento das investigações conduzidas pela DHPP. No mês anterior, oito pessoas já haviam sido presas pelo envolvimento no caso. Durante os interrogatórios, uma das pessoas detidas forneceu informações que permitiram à Polícia Civil chegar até Falcão. Após ser detido, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde passou pelos procedimentos legais e, em seguida, foi colocado à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça seu compromisso com a elucidação completa do caso e destaca que as investigações continuam para identificar e responsabilizar todos os envolvidos neste crime bárbaro.

Notícias

Polícia Civil prende duas pessoas por retenção de cartões bancários e saque indevido em Tarauacá

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, prendeu na última quinta-feira, 29, dois indivíduos envolvidos em um esquema criminoso de retenção indevida de cartões bancários e saques não autorizados de benefícios sociais, tendo como principal vítima o indígena Claudio Kaxinawá. O caso chegou ao conhecimento da Autoridade Policial, delegado José Ronério da Silva, por meio de boletim de ocorrência registrado por Claudio Kaxinawá. Segundo relato da vítima, ele se dirigiu à agência da Caixa Econômica Federal para sacar o valor de R$ 850,00 referente ao seu benefício, mas foi informado pelos funcionários do banco que o valor já havia sido retirado por terceiros. Diante da denúncia, a equipe de investigação solicitou e analisou as imagens do circuito interno de segurança da agência bancária. Com base na análise, a vítima reconheceu o autor do saque como sendo F.G.S., comerciante conhecido na região, que, segundo denúncias, retinha cartões de indígenas como forma de garantir o pagamento de compras feitas a prazo em seu estabelecimento. Os investigadores foram até o comércio do suspeito e, ao ser questionado, F.G.S. admitiu ter realizado o saque indevido. Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele 14 cartões bancários de diferentes pessoas, valores em espécie que ultrapassam R$ 3 mil, além das respectivas senhas. Todos os materiais foram apreendidos de imediato. Ainda no local, uma funcionária do comerciante, identificada como L.A.S., também foi abordada. Ela portava dois cartões bancários. Quando questionada, afirmou que seu patrão o havia pedido para entregar os cartões aos respectivos donos, alegando que as dívidas já haviam sido quitadas. Diante das evidências, F.G.S. e L.A.S. receberam voz de prisão em flagrante pelos crimes cometidos e foram conduzidos à delegacia, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Notícias

Polícia Civil realiza palestra educativa em escola de Porto Acre como parte da operação Caminhos Seguros

Dando continuidade às ações preventivas da Operação Caminhos Seguros, a Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou, na última quinta-feira, 29, uma palestra educativa voltada para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Plácido de Castro, no município de Porto Acre. A atividade faz parte de um esforço nacional para o enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes. A palestra foi conduzida pelo delegado Leonardo Meyohas, que abordou temas essenciais para o público juvenil, como os direitos e deveres das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e, principalmente, orientações sobre como identificar e denunciar situações de abuso sexual. Durante o encontro, alunos, professores e demais funcionários da escola participaram ativamente com perguntas e relatos, o que permitiu uma troca rica e esclarecedora. A linguagem utilizada foi adequada à faixa etária dos estudantes, garantindo compreensão e engajamento ao longo da atividade. A ação reforça o compromisso da Polícia Civil com a proteção integral de crianças e adolescentes, promovendo informação como ferramenta de enfrentamento à violência. A Operação Caminhos Seguros ocorre simultaneamente em todo o país e tem como objetivo fortalecer as redes de proteção e ampliar o alcance de campanhas educativas nas escolas e comunidades.

Notícias

Polícia Civil participa de palestra sobre o papel institucional dos órgãos de trânsito durante o “Maio Amarelo”

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), representada pelo delegado Dr. Nilton Boscaro, participou na manhã desta quinta-feira, 29, de uma palestra direcionada aos agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans). A atividade integrou a programação da campanha “Maio Amarelo”, que tem como foco a conscientização para a segurança no trânsito. Durante o encontro, o delegado abordou o tema “A importância da conceituação dos órgãos de trânsito como instituição policial”, destacando o papel fundamental dos agentes na preservação da ordem pública e na prevenção de acidentes. A palestra reforçou a relevância do trabalho integrado entre os órgãos de trânsito e as forças de segurança, ressaltando a natureza jurídica e institucional das entidades que atuam diretamente na fiscalização e controle do tráfego. Dr. Nilton Boscaro enfatizou que reconhecer os órgãos de trânsito como parte do sistema de segurança pública é essencial para garantir autoridade, eficácia e respeito às ações desenvolvidas nas ruas e vias urbanas.“É importante que os agentes compreendam o valor institucional que possuem enquanto agentes da lei. A atuação deles vai além da aplicação de multas: eles salvam vidas todos os dias”, afirmou o delegado. A participação da Polícia Civil na campanha “Maio Amarelo” reforça o compromisso da instituição com a promoção de uma cultura de paz no trânsito e com a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente da mobilidade urbana. Ao final da palestra, os participantes puderam esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre os desafios cotidianos da fiscalização. O “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Em 2025, a campanha tem como lema “Paz no trânsito começa por você”, e mobiliza diversos órgãos públicos e entidades civis em ações educativas em todo o país.

Rolar para cima