Polícia Civil do Estado do Acre

Polícia Civil do Acre promove Curso de Conciliação e Mediação de Conflitos para Estagiários de Direito

Assessoria/ PCAC

A Polícia Civil do Estado do Acre (PCAC), por meio da Academia de Polícia (ACADEPOL/AC) e a Coordenação do Núcleo Pacificar, realizou entre nos dias 22, 23 e 24 de agosto o Curso de Conciliação e Mediação de Conflitos, voltado para estagiários do curso de Direito.


O curso demonstra o compromisso da gestão em fortalecer a resolução de conflitos de maneira pacífica e eficaz, pois este curso tem como intuito capacitar futuros operadores do direito para auxiliar nas audiências de conciliação que ocorrem diariamente nas delegacias regionais da capital e do interior.

“O objetivo central do curso é dotar os profissionais e operadores do direito com habilidades essenciais para a mediação e conciliação, proporcionando uma abordagem alternativa para a resolução de disputas. Ao habilitar esses estagiários a conduzir processos de conciliação, a Polícia Civil busca prevenir a escalada de conflitos e a ocorrência de crimes mais graves, ao mesmo tempo que fomenta uma cultura de diálogo e paz dentro da sociedade acreana”, explicou o coordenador do Pacificar, Paulo Carppegiani.

Além do aspecto de resolução de conflitos, o curso também enfatiza a importância de tratar os cidadãos com respeito e empatia. O treinamento não apenas prepara os estagiários para desempenhar um papel ativo nas audiências de conciliação, mas também os capacita a serem profissionais mais completos e sensíveis às necessidades das pessoas que buscam o amparo da Polícia Civil.

O Delegado e Diretor da Acadepol, Dr. Fabrício Sobreira, ressaltou a relevância do curso de formação de conciliadores. “Treze estagiários foram formados durante essa edição e sua contribuição está destinada a ser valiosa para as atividades da Polícia Judiciária. As lições aprendidas no curso não se restringem apenas ao ambiente profissional e acadêmico, mas também se estendem para o crescimento pessoal dos participantes”, explicou.

Diante da necessidade de profissionais altamente qualificados atuando junto às delegacias, a ACADEPOL já planeja uma nova edição do curso nos próximos dias. Desta vez, o foco será na qualificação dos próprios policiais civis da capital e do interior, buscando aprimorar continuamente o atendimento aos cidadãos que buscam auxílio junto à Polícia Civil. Através dessas iniciativas, a Polícia Civil do Acre reafirma seu compromisso em promover a justiça, a pacificação e a excelência no serviço público.

contador de visitas online