Polícia Civil do Estado do Acre

Polícia Civil do Acre intensifica ações inovadoras e reforça compromisso com a Segurança Pública em 2023

A Polícia Civil do Acre intensificou seus esforços para fortalecer a segurança e a justiça no estado, implementando uma série de ações estratégicas inovadoras, em 2023. O compromisso da instituição refletiu-se em diversas operações bem-sucedidas e investimentos significativos em recursos humanos e tecnológicos.

A implementação de tecnologias avançadas, o aprimoramento da capacitação dos agentes e a colaboração intensificada com outras agências de segurança foram fatores determinantes para o sucesso das operações.

Entre as principais operações estão:

– Operação “Avalanche” em Cruzeiro do Sul: Resultou na prisão de sete pessoas, apreensão de armas de fogo e munições, visando combater a criminalidade em todas as regiões do estado;

– Operação “Boi de Ouro”: Combatendo o furto de gado, resultou em 40 ordens judiciais, incluindo prisões, mandados de busca e apreensão, e o sequestro de bens, com 15 pessoas presas;

– Operação “Lusíadas”: Objetivou retirar de circulação pessoas envolvidas em crimes contra a vida, resultando em 22 mandados judiciais cumpridos, incluindo 12 prisões preventivas e dez mandados de busca e apreensão;

– Operação “Dínamo”: Focada em coibir furto e receptação de fios de cobre, teve três fases, resultando no fechamento de sucatões e apreensão de toneladas de cobre;

– Operação “Átria” do Ministério da Justiça: No Acre, resultou em 396 mulheres atendidas, 20 mandados de prisão cumpridos, e a instauração de 420 inquéritos policiais de crimes praticados contra a mulher.

“As operações estratégicas e os investimentos em recursos humanos e tecnológicos refletem nosso compromisso em combater a criminalidade de forma eficaz e inovadora”, disse o delegado-geral de Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel.

Reforço no Efetivo e Investimentos em Recursos

A Segurança Pública do Acre recebeu um reforço significativo com a nomeação de 156 novos profissionais para a Polícia Civil, contemplando diversas áreas. Além disso, houve a entrega de delegacias e a renovação tecnológica, incluindo a distribuição de computadores, notebooks e pistolas Beretta APX.

Expansão e Modernização da Infraestrutura

– Assinatura do termo da implantação do IML na região do Alto Acre;

– Entrega do complexo que abriga as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav);

– Entrega das delegacias de Feijó e Manoel Urbano.

Computadores, armas de fogo, veículos, instalação de softwere foram investimentos que buscaram melhorar o dia a dia do trabalho desenvolvido pelos servidores da PCAC. Foto: arquivo/ PCAC
Aprimoramento Tecnológico e Comunicação
– Distribuição de 393 novos computadores e 27 notebooks;

– Entrega de mais de 200 pistolas Beretta APX;

– Lançamento do site oficial pc.ac.gov.br, representando uma evolução na comunicação da instituição com a comunidade.

Iniciativas Voltadas ao Bem-Estar dos Profissionais e da Comunidade

Henrique Maciel explica que com a estreita colaboração com outras agências de segurança e órgãos do governo, reconhecendo que a segurança pública é uma responsabilidade compartilhada, foi possível a continuação de vários projetos sociais que visam atender o servidor e a comunidade. “Juntos, estamos construindo um ambiente mais seguro e justo para todos”, disse.

Programas

– Núcleo Qualivida oferece atendimento psicológico por meio de teleconsulta;

– Emissão de mais de 100 mil cédulas de RGs, priorizando populações em locais de difícil acesso;

– Núcleo Pacificar realiza cerca de 1.200 audiências de conciliações e firma 600 acordos ao longo do ano;

– Projeto Bem-Me-Quer é desenvolvido com a implementação de salas especiais de atendimentos em delegacias de municípios que não contam com unidades especializadas de atendimento à mulher, buscando atender de maneira humanizada as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e abuso sexual do interior do estado.

Participação Ativa em Eventos e Apoio à Comunidade

A Polícia Civil destacou-se pela presença proativa em eventos de grande magnitude, como carnaval e exposições estaduais, implementando inclusive delegacias itinerantes. Durante períodos de alagações, os policiais demonstraram dedicação excepcional ao auxiliarem os desabrigados, oferecendo não apenas suporte logístico, mas também um apoio humano essencial em momentos de vulnerabilidade.

Em 2023, a atuação da Polícia Civil do Acre foi marcada por uma abordagem proativa, tecnológica e voltada para o bem-estar da comunidade, consolidando seu compromisso com a segurança e a justiça no estado.

Assessoria/ PCAC

contador de site