Notícias

Governo do Acre entrega 47 veículos, munições e celebra avanços históricos na Polícia Civil

Na tarde desta quinta-feira, 28, o governador Gladson Cameli realizou a entrega de 47 veículos e munições para a Polícia Civil do Acre (PCAC) e assinou ordens de serviço para a construção do Centro de Qualidade de Vida (Qualivida) e a reforma da sede da instituição. A solenidade marcou um dos maiores investimentos em segurança pública já realizados no estado, com recursos na ordem de mais de R$ 7 milhões, provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Coronel Ulisses e da então senadora Mailza Silva.

Autoridades presentes na solenidade de entrega, incluindo o deputado federal Ulysses Araújo, a secretária da Mulher, delegada Márdhia El-Shawwa, e o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp.

Os veículos entregues incluem nove destinados ao Instituto Médico Legal (IML), que atenderão tanto a capital quanto o interior, reduzindo deslocamentos de centenas de quilômetros para a realização de serviços essenciais. Os demais automóveis serão direcionados às delegacias para apoiar as investigações conduzidas pelos agentes de polícia.

Além do governador Gladson Cameli, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior (PP), o deputado federal Ulysses Araújo (UB), a secretária da Mulher, delegada Márdhia El-Shawwa, o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, servidores e agentes da segurança pública.

Veículos entregues ao Instituto Médico Legal (IML) e delegacias, que reforçarão os serviços na capital e interior, modernizando a frota da Polícia Civil do Acre. Dhárcules Pinheiro/ Sejusp.

Durante o evento, o governador Gladson Cameli destacou os avanços alcançados em quase seis anos de gestão, como a nomeação de 419 policiais civis, incluindo 41 delegados, 42 escrivães, 278 agentes, 30 peritos criminais, um médico legista e 25 auxiliares de necropsia.

“Hoje entregamos não apenas veículos e munições, mas reafirmamos nosso compromisso com a segurança pública do Acre. Este é o reflexo de um trabalho árduo, que inclui também a instalação do IML no Alto Acre, a criação do Fundo da Polícia Civil e a implantação de projetos que têm transformado vidas, como o ‘Pacificar’ e o ‘Bem-Me-Quer’. Seguiremos investindo para que a população acreana tenha acesso a serviços cada vez mais dignos e eficientes,” declarou o governador.

Frota renovada: 47 novos veículos entregues para reforçar as investigações e operações da Polícia Civil em todo o estado. Fotos: Pedro Devani/ Secom

O delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, destacou a importância dos investimentos para a corporação.A entrega destes veículos, munições e os avanços registrados ao longo desta gestão representam um marco para a Polícia Civil. Com projetos como o ‘Pacificar’, que já realizou mais de 1.049 audiências e alcançou 82,65% de resolução por entendimento, e a emissão de 187.173 Carteiras de Identidade Nacional, estamos construindo um novo capítulo para a segurança pública no Acre. Agradecemos ao governo e aos parlamentares pelo apoio que tem transformado nossa atuação”, enfatizou.

Governador Gladson Cameli realiza a entrega simbólica das chaves dos veículos destinados à Polícia Civil do Acre, destacando o compromisso com a segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp.

Outros avanços destacados incluem a reforma das condições de trabalho com a adoção de jornadas de plantão de 12 horas e jornada diária de 7 horas, além da entrega de medalhas de reconhecimento aos policiais e a pontualidade no pagamento das promoções funcionais.

Governador Gladson Cameli e demais autoridades posam com veículos entregues, marcando o maior investimento na segurança pública dos últimos anos. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Sejusp.

O evento ressaltou ainda a importância de parcerias interinstitucionais e os resultados de projetos como o Bem-Me-Quer, que foi expandido para vários municípios do interior, e a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que atendeu mais de 20% da população acreana desde agosto de 2022, com uma média mensal de 6,5 mil documentos emitidos.

Com a entrega dos veículos, munições e os avanços consolidados, a solenidade reforçou o compromisso do governo do Acre com a valorização da Polícia Civil e a melhoria dos serviços prestados à sociedade.