Uma jornada pela cidadania além das fronteiras urbanas

Por Assessor de Comunicação: Marcelo Torres
A trajetória da Polícia Civil do Acre na emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é mais do que um simples serviço burocrático, representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Ao longo deste ano, o governo do Acre, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), tem desempenhado um papel crucial ao levar a emissão da CIN para além das fronteiras urbanas, atingindo comunidades que, historicamente, ficaram à margem desses serviços. O ano de 2023 foi marcante para esse tipo de serviço, com a entrega de mais de 100 mil cédulas da CIN em todo o estado.

O Projeto Cidadão, que é coordenado pelo TJAC, emerge como uma resposta inovadora para enfrentar os desafios de acesso de comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais. Em um esforço conjunto, essas instituições têm se mobilizado para superar barreiras geográficas e garantir que todos os cidadãos, independentemente de sua localização, tenham acesso à documentação essencial para o pleno exercício de seus direitos.

O Acre se destaca nacionalmente ao ser um dos primeiros estados a implementar a CIN. Essa iniciativa não é apenas uma modernização do sistema de identificação, mas também um reconhecimento da importância vital dessa documentação para a cidadania.

Vivemos em uma era em que a posse de um documento de identidade não é apenas uma formalidade, mas a chave para o acesso a uma gama diversificada de direitos e oportunidades.

A carteira de identidade nacional, lançada em 2022 pelo governo federal, vai além de uma simples substituição da antiga identidade. Sua versatilidade, com versões física e digital, aliada a elementos de segurança avançados, como QR code e código internacional, representa uma revolução na forma como nos identificamos. A expectativa do governo, ao adotar essa medida, é não apenas garantir a autenticidade dos documentos, mas também combater fraudes e oferecer maior praticidade aos cidadãos.

Em um contexto mais amplo, a iniciativa do governo do Acre não é de apenas emitir cartões de identificação, é sobre empoderar comunidades, muitas das quais nunca tiveram acesso a esses serviços essenciais. A cidadania não pode ser plenamente realizada se uma parte significativa da população permanecer à margem dos processos sociais e econômicos.

Ao ampliar os serviços da CIN para além dos limites urbanos, o Acre está pavimentando o caminho para uma sociedade mais justa e inclusiva. Abrir uma conta bancária, obter emprego formal ou votar são ações que muitas vezes consideramos corriqueiras, mas para aqueles que estão em comunidades remotas, essas atividades tornam-se desafios significativos.

Neste contexto, a emissão da CIN se torna um ato transformador, uma ponte para o acesso a oportunidades antes inatingíveis. Cada CIN emitida representa um passo em direção à quebra de barreiras e à garantia de que nenhum cidadão seja deixado para trás.

Em suma, a jornada da Polícia Civil do Acre na emissão da CIN é mais do que uma iniciativa administrativa, é um compromisso com a igualdade, inclusão e o pleno exercício da cidadania para todos. Estamos testemunhando uma transformação que vai além dos documentos. É a construção de pontes entre as comunidades e os serviços essenciais, promovendo, assim, uma sociedade verdadeiramente unificada em sua diversidade.

Marcelo Torres é formado em Comunicação Social/ Jornalismo e técnico em Web Designer. Atua como assessor de imprensa por mais de 11 anos, passando por diversas pastas do governo e, atualmente, na Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

contador de visita