Policia Civil em parceria com o TJAC leva cidadania com a emissão de mais de 400 RGs em Jordão
Visando atender os moradores, a população indígena da região e ribeirinhos, a Polícia Civil do Acre (PCAC), em parceria com diversas instituições, está participando desde sexta-feira, 26, do Projeto Cidadão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na Escola Bernardo Abdon da Silva. Neste sábado, os trabalhos iniciaram às 08h da manhã e se estenderão até às 16h da tarde. A PCAC estima emitir 400 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento inovador que substitui o antigo Registro Geral (RG).
A ação tem sido recebida com entusiasmo, e está tendo grande procura da população pelos serviços do Instituto de Identificação da Polícia Civil, TJAC, Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), Ministério Público estadual (MPAC), Exército, e da Assistência Social do Município.
Em meados de fevereiro deste ano, nas cheias, Jordão teve 80% da zona urbana atingida, pelo rio Tarauacá. O município que é um dos quatro isolados do Acre têm 9.222 habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, e um mês depois, no dia 24 de março, o outro rio que banha a cidade, rio Jordão, também subiu. A cidade ainda se recupera da situação de calamidade pública.
“É de extrema importância esta parceria entre o Instituto de Identificação da Polícia Civil, TJAC e demais instituições, desta forma, podemos está proporcionando mais dignidade para estas pessoas que passaram por um momento tão delicado neste ano”, informou o diretor do Instituto de Identificação Júnior César da Silva.
O diretor ressalta que esse serviço é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos seus direitos civis e sociais, permitindo que possam exercer plenamente sua cidadania. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da direção-geral, na pessoa do chefe da PCAC, Henrique Maciel, em levar serviços essenciais às áreas mais remotas e garantir que todos tenham a oportunidade de obter seus documentos de identificação de forma acessível e conveniente,” finalizou Júnior.