Notícias

Polícia Civil do Acre destaca ações dos núcleos Qualivida e Pacificar na quarta noite da Expoacre 2025

Na quarta noite da Expoacre 2025, nesta terça-feira, 29, o estande da Polícia Civil do Acre (PCAC) mais uma vez foi um dos destaques da área de segurança pública do evento. Em celebração aos 50 anos da maior feira agropecuária do estado, a instituição tem levado ao público, todas as noites, uma programação diversificada e informativa, voltada a aproximar ainda mais a polícia da sociedade.

Equipes do Qualivida e Pacificar apresentam ações de cuidado com a saúde mental dos servidores e explicam ao público como funciona o processo de mediação e conciliação de conflitos. Foto: assessoria/ PCAC

Desta vez, os holofotes se voltaram para os trabalhos desenvolvidos pelos núcleos Qualivida e Pacificar, que marcaram presença com exposições e atendimentos ao público.

O Núcleo Qualivida tem como missão cuidar da saúde mental, emocional e social dos servidores da instituição. Com profissionais de psicologia, assistência social e outras áreas, o núcleo desenvolve ações de prevenção, escuta qualificada, acolhimento e apoio psicossocial aos policiais civis, promovendo bem-estar e melhor desempenho profissional.

Já o Programa Pacificar atua na mediação e conciliação de conflitos, priorizando a resolução pacífica de disputas e contribuindo para a diminuição da violência e a promoção de uma cultura de paz. Com profissionais capacitados, o núcleo atende casos que envolvem desde conflitos familiares até disputas entre vizinhos, promovendo acordos e evitando o agravamento de situações que poderiam gerar boletins de ocorrência ou até crimes.

Delegado-geral acompanha de perto atuação dos profissionais na feira

Durante a visita ao estande da Polícia Civil, o delegado-geral, Dr. José Henrique Maciel, acompanhou pessoalmente a atuação das equipes do Qualivida e Pacificar, além da delegacia itinerante e os atendimento do instituto de identificação para emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), interagindo com os visitantes e destacando a importância dos serviços da PCAC para a modernização e humanização da segurança pública.

Dr. José Henrique Maciel, com mais de 30 anos na PCAC, relembra momentos marcantes da trajetória institucional durante visita à exposição histórica. Foto: assessoria/ PCAC

“São iniciativas como essas que tornam a Polícia Civil mais próxima da população e mais atenta ao cuidado com seus próprios servidores. O Qualivida fortalece o lado humano da corporação, garantindo suporte emocional e qualidade de vida aos nossos profissionais. Já o Pacificar é uma ferramenta essencial na construção de um ambiente mais harmônico, contribuindo para que conflitos do cotidiano não evoluam para situações criminais. Ambos são exemplos de uma Polícia Civil moderna, eficiente e cidadã”, destacou o delegado-geral.

Como parte das comemorações pelos 50 anos da Expoacre, a Polícia Civil montou uma exposição fotográfica e de peças históricas, que tem encantado os visitantes. No espaço, é possível encontrar desde fardamentos antigos até equipamentos e materiais utilizados por gerações anteriores de policiais, permitindo ao público um mergulho na evolução da instituição ao longo das décadas.

A presença do delegado-geral, que possui mais de 30 anos de atuação na Polícia Civil, reforça o compromisso da corporação com a valorização da sua história e a transmissão de seus valores às novas gerações.

A programação da Polícia Civil segue durante toda a semana da Expoacre 2025, com novas exposições temáticas e ações interativas com o público.