PCAC e Ministério da Justiça fomentam curso Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro

Na busca constante por fortalecer o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Brasil, a Secretaria Nacional de Justiça, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), em parceria com a Polícia Civil do Acre, está realizando um Curso de Capacitação e Treinamento. O curso que iniciou nesta terça-feira, 19, vai até sexta-feira, 22.

Esse programa, denominado Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), é uma iniciativa de grande relevância que se originou em resposta à Meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) de 2004.

“É uma honra estar sediando este curso, um passo importante para o sistema de Justiça e Segurança Pública. Agradecemos ao governo federal, ao Ministério da Justiça e ao ministro Flávio Dino”, afirmou José Henrique Maciel, delegado-geral da Polícia Civil do Acre.

Segundo o coordenador-geral do DRCI, Arnaldo Silveira, os profissionais entenderam a importância do assunto, e com uma grande participação de todas as autoridades que fazem o combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado transnacional. “Esta é uma oportunidade ímpar, pois durante os quatro dias de palestras, as autoridades policias poderão dialogar e conhecer como funciona os trâmites do Ministério da Justiça, em relação a crimes transfronteiriços”, informou.

O PNLD tem como principal objetivo criar um plano integrado de capacitação e treinamento destinado aos agentes públicos, além de orientar a sociedade em geral. Esse esforço visa otimizar a utilização dos recursos públicos e promover uma cultura de prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro em todo o país.

Desde sua concepção em 2004, o PNLD já capacitou aproximadamente 27 mil agentes públicos em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. Além da disseminação do conhecimento, esses cursos proporcionam a integração e a troca de experiências entre os órgãos participantes, estabelecendo laços de confiança e fortalecendo a capacidade do Estado em enfrentar o crime organizado.

É importante destacar que iniciativas como o PNLD são fundamentais para construir uma sociedade mais justa e transparente, onde a corrupção e a lavagem de dinheiro não encontrem espaço para prosperar.

contador de visitas para blog