Delegacia Geral de Manoel Urbano participa de palestras de conscientização no mês Agosto Lilás

Equipe da Delegacia Geral de Manoel Urbano participa de ciclo de palestras durante o Agosto Lilás para conscientizar a comunidade sobre a violência doméstica e familiar. Foto: cedida.

Em alusão ao mês Agosto Lilás, dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher, a equipe da Delegacia Geral de Manoel Urbano, no interior do Acre, em parceria com a Secretaria da Mulher, participou de um ciclo de palestras nesta quarta-feira, 28, junto à Prefeitura Municipal. O objetivo foi conscientizar a comunidade sobre os diversos tipos de violência doméstica e familiar que afetam mulheres de todas as idades e classes sociais.

Delegada da Polícia Civil do Acre destaca a importância de denunciar casos de violência contra a mulher e reforça o compromisso com um atendimento especializado e humanizado. Foto: cedida.

Durante o evento, foram discutidos os diferentes tipos de violência contra a mulher, que podem se manifestar de várias formas. A violência física inclui atos como empurrões, socos e chutes. A violência psicológica envolve insultos, humilhações, isolamento, perseguições e ameaças, que causam danos emocionais e comprometem a saúde mental da vítima. A violência moral se refere a calúnias, injúrias e difamações, enquanto a violência sexual abrange o estupro e qualquer modalidade de sexo não consentido ou forçado. Já a violência patrimonial é caracterizada por ações como impedir que a mulher trabalhe, reter seu dinheiro, destruir objetos pessoais ou ocultar bens.

“A importância de não se calar diante dessas agressões. Não seja mais uma vítima, denuncie! é o apelo é feito pela instituição, que oferece um atendimento especializado e humanizado para as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência. A participação da Delegacia Geral de Manoel Urbano no ciclo de palestras reflete o compromisso da Polícia Civil e da Secretaria da Mulher em promover a conscientização e o empoderamento das mulheres, além de incentivar a denúncia e a busca por ajuda”, disse a delegada, Dr. Jade Dene.

A Delegacia Geral de Manoel Urbano e seus parceiros reforçam que a luta contra a violência doméstica é um dever de todos e que o apoio à vítima é essencial para interromper o ciclo de violência e promover uma sociedade mais justa e igualitária.