Polícia Civil do Estado do Acre

Decav promove palestra sobre violência infantil na escola Dr. Carlos Vasconcelos em Rio Branco

Na manhã desta sexta-feira, 6, a equipe da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav) realizou uma palestra esclarecedora para aproximadamente 200 alunos da Escola Dr. Carlos Vasconcelos, em Rio Branco. O evento teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre questões cruciais, com o tema “Quem Cala Consente e Quem Sente Sofre Calado”.

A palestra contou com a presença da delegada responsável pela Decav, Carla Fabíola,  psicóloga Fernanda Fernandes, a assistente social Ana Paula, além de escrivães e agente de polícia, que se empenharam em orientar os alunos e esclarecer suas dúvidas acerca de temas sensíveis relacionados à infância e adolescência.

Durante o encontro, os palestrantes abordaram a missão da Decav, que se dedica no trabalho de investigar crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal. Entre os temas discutidos estavam casos de abuso sexual, maus-tratos e lesões corporais em contexto de violência doméstica.

“A importunação sexual foi um dos assuntos em destaque, com os palestrantes explicando o que é e como os jovens podem identificar e denunciar esse tipo de crime. Além disso, foram fornecidos esclarecimentos sobre conceitos de maus-tratos e formas de reconhecê-los, bem como sobre como pedir ajuda em situações de violência doméstica”, explica a delegada titulara da Decav, Carla Fabiola Coutinho.

De acordo com a assistente social Fernanda Fernandes, a ação da Decav no ambiente escolar visa não apenas educar os alunos sobre seus direitos e como se protegerem, mas também encorajar a denúncia de situações de abuso e violência infantil. “Estamos passando a esses jovens uma maneira de conscientizar e se prevenir em determinadas situações , pois a delegacia busca criar um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes”, informou.

Assessoria/ PCAC

Confira as imagens durante a ação. 

contador