Polícia Civil do Acre

Acre não registra novos casos de feminicídio em setembro

O estado do Acre não registrou casos de feminicídio durante o mês de setembro de 2023, de acordo com informações do Departamento de Inteligência da Polícia Civil. Este resultado positivo é atribuído às políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher, reforçadas no Estado desde a reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em março de 2023.

Apenas em termos comparativos, entre janeiro e agosto, houve sete feminicídios no Estado, sendo dois em abril; um em maio; um em junho; dois em julho; e um em agosto. Quando compara-se apenas setembro, nota-se também redução: em 2020, foram dois crimes desta natureza; em 2021, mais dois; e, por fim, em 2022 registra-se uma morte.

O delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, explicou que o relatório faz um panorama amplo em relação aos últimos grandes incidentes relacionados à violência contra a mulher, e credita o bom resultado, além da atuação da Polícia Civil, à criação da Semulher. “Com as políticas de atendimento disponibilizadas pela Secretaria [de Estado da Mulher], além da ampla divulgação dos meios de denúncias relativas a agressões, a Polícia Civil consegue fazer um melhor acompanhamento dos casos, o que, com certeza, inibe situações de feminicídio”, refletiu.

Ainda de acordo com o delegado-geral, o funcionamento da Delegacia de Atendimento à Mulher Vítima (Deam), de 24 horas, também ajuda a reduzir o número de casos. “Os autores sabem que, caso haja quaisquer situações, haverá também a atuação da polícia.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, enfatizou a importância das políticas públicas para que o Acre tivesse um resultado positivo. “O fato de não termos registrado nenhum feminicídio em setembro é uma conquista significativa e demonstra que estamos no caminho certo. A reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher foi fundamental para isso e estamos empenhados em continuar a fortalecer nossas ações de combate à violência de gênero”, reforçou.

Com Informações Agência de Notícias do Acre

contador para blogger