Polícia Civil do Acre recebe sessão solene em homenagem ao Dia do Policial Civil Estadual

Em alusão ao Dia do Policial Civil Estadual, celebrado anualmente em 19 de julho, a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) realizou uma sessão solene na manhã desta sexta-feira, 5. O evento contou com a presença da cúpula da Polícia Civil, representantes dos sindicatos dos delegados, agentes de polícia, peritos e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A iniciativa foi do deputado Clodoaldo Rodrigues, que apresentou o requerimento em reconhecimento à importância e ao trabalho árduo desempenhado pelos policiais civis do Estado. “Hoje é um dia de reconhecimento e agradecimento aos nossos policiais civis, que enfrentam desafios diários com coragem e determinação, sempre em prol da sociedade”, destacou Rodrigues.

A solenidade reuniu diversas autoridades, membros da Polícia Civil, representantes do governo estadual e familiares dos homenageados. Em seu discurso, o delegado-geral Henrique Maciel enalteceu a dedicação de todos os membros da Polícia Civil: “Hoje, homenageamos todos aqueles que compõem a nossa honrosa Polícia Civil: delegados, investigadores, escrivães, peritos criminais, papiloscopistas, médicos legistas, auxiliares de necrópsia e toda a nossa valorosa equipe de apoio. Cada um de vocês desempenha um papel essencial na construção de uma sociedade mais segura e justa. O valor de cada um é imensurável e deve ser sempre reconhecido e celebrado”.

Maciel também ressaltou os investimentos do Governo do Estado, liderado pelo governador Gladson Cameli, em equipamentos, treinamento e infraestrutura. “Nosso governador não mede esforços para investir em equipamentos, treinamento e infraestrutura, incluindo o núcleo da Polícia Técnica-Científica recentemente entregue na região do Alto Acre, a reforma de delegacias na capital e no interior, como a DEAM, DEFLA e DECAV, que são referências na região norte do Brasil. Outras unidades, como a do bairro Cadeia Velha, também estão passando por reformas”.

Além dos investimentos em infraestrutura e equipamentos, com a aquisição de cerca de 300 pistolas e coletes balísticos, o delegado-geral mencionou a implementação de programas de apoio psicológico e emocional: “Estamos implementando programas de apoio psicológico e emocional, entendendo que o bem-estar mental é fundamental para o desempenho profissional e a qualidade de vida”, informou Maciel.

A sessão solene reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado em valorizar e apoiar os policiais civis, reconhecendo sua importância na garantia da segurança e da justiça para a população acreana.