Notícias

Polícia Civil do Acre realiza palestra sobre direitos da pessoa idosa no Centro do Idoso de Feijó

Com o compromisso de promover cidadania, conscientização e proteção social, a Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia-Geral de Feijó, realizou na última quarta-feira, 9, uma palestra no Centro do Idoso do município, abordando os direitos da pessoa idosa e formas de prevenção contra abusos e violências.

Delegado Dione Lucas orienta participantes sobre como identificar e denunciar casos de abuso e violência contra idosos.. Foto: cedida

A iniciativa teve como objetivo informar os participantes sobre os principais direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso, orientá-los sobre como identificar situações de risco e violência, além de divulgar os canais de denúncia e acesso aos serviços da rede de proteção.

Durante o encontro, o delegado Dione Lucas, destacou os tipos mais comuns de violência contra idosos, como: violência física, psicológica, patrimonial e negligência e apresentaram medidas práticas de prevenção, incentivando os idosos a buscarem apoio sempre que se sentirem ameaçados ou violados em seus direitos.

Idosos recebem orientações sobre o Disque 100 e o 181, canais seguros para denunciar qualquer tipo de violação de direitos. Foto: cedida

O delegado titular de Feijó, Dr. Dione Lucas, reforçou a importância do diálogo direto com a comunidade para prevenir esse tipo de crime. “A informação é uma das ferramentas mais poderosas na prevenção de abusos. Nossa missão é proteger, acolher e orientar. Ao levarmos essa palestra ao Centro do Idoso, buscamos fortalecer o sentimento de segurança, empoderar nossos idosos e garantir que conheçam seus direitos e os caminhos para fazer valer a lei”, afirmou o delegado Dione Lucas.

A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção das populações mais vulneráveis e destaca a importância de ações educativas como ferramenta de enfrentamento às violações de direitos.

A população pode denunciar casos de violência contra a pessoa idosa pelo Disque 100, além do número 181 (Disque Denúncia da Polícia Civil) e diretamente na delegacia local.