Polícia Civil do Estado do Acre

Polícia Civil do Acre realiza ação do programa “Registra-se” que promove emissão da Carteira de Identificação Nacional a população carcerária e Povos Originários

Em consonância com a Semana Nacional do Registro Civil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a segunda edição do evento “Registra-se” em todo o Brasil, entre os dias 13 e 17 de maio. No Acre, a Polícia Civil, por meio de seu Instituto de Identificação, está empenhada na emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN), com foco em cinco unidades prisionais e comunidades habitadas por Povos Originários.

A expectativa é de que 600 pessoas sejam atendidas ao longo da semana. Nesta terça-feira, 14, a ação concentra-se na população carcerária de Sena Madureira, com aproximadamente 70 indivíduos sendo beneficiados na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes. A programação continua amanhã com a visita ao Presídio Moacir Prado, seguindo posteriormente para a unidade prisional Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul.

Na última segunda-feira, 13, a iniciativa teve início com o atendimento aos Povos Indígenas de Sena Madureira, reforçando o compromisso do “Registra-se” com a inclusão e a garantia dos direitos civis para todas as comunidades.

O “Registra-se” é uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que visa facilitar o acesso da população a serviços de registro civil, como a emissão de documentos de identificação. Durante essa ação, são realizados atendimentos em diversas localidades do Brasil, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades de acesso aos serviços públicos tenham a oportunidade de obter documentos essenciais para o exercício de seus direitos civis. Por meio do “Registra-se”, são emitidas carteiras de identidade nacional (CIN) e outros documentos, contribuindo para a inclusão social e a garantia da cidadania.

Assessoria/ PCAC

contador de acessos