Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre participa da 1ª Reunião Ordinária do CONCPC 2025 no Rio de Janeiro
O Delegado-Geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, está participando entre os dias 1º e 4 de abril da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC) 2025, realizada no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes das Polícias Civis de todo o país para discutir diretrizes estratégicas e fortalecer a cooperação entre os estados no combate à criminalidade.

Durante a reunião, foi eleita a nova presidência do CONCPC para o triênio 2025-2027. O comando do conselho ficará a cargo do Delegado-Geral do Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Sodré, tendo como vice-presidente a Delegada-Geral de Minas Gerais, Dra. Letícia. Além disso, foram escolhidos os representantes regionais do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil.
As reuniões foram marcadas por um diálogo produtivo com o Secretário Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Diretor de Operações Integradas e Inteligência (DIOPI). Também foram criados grupos de trabalho para tratar de temas essenciais, como a Lei Orgânica Nacional, o uso da inteligência artificial nas Polícias Civis, a atuação na Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e a padronização da comunicação social das polícias estaduais.

Na mesma ocasião, ocorreu a LAAD Defence & Security 2025, uma das maiores feiras de defesa e segurança da América Latina, reunindo representantes das Forças Armadas, Polícias, Forças Especiais, executivos da indústria de segurança e agências governamentais. O evento foi uma oportunidade para conhecer novas tecnologias e inovações voltadas para o fortalecimento da segurança pública.
“A participação da Polícia Civil do Acre no CONCPC é essencial para alinharmos estratégias nacionais de segurança pública. O fortalecimento da cooperação entre os estados, aliado ao uso de novas tecnologias e ao aprimoramento da legislação, é fundamental para que possamos oferecer um serviço cada vez mais eficiente à população acreana. Além disso, a LAAD Defence & Security 2025 nos permitiu conhecer inovações que podem contribuir diretamente para o avanço da segurança pública em nosso estado”, destacou Dr. José Henrique Maciel.




