Governo anuncia reforma do prédio da Polícia Técnica-Científica

O Governo do Acre, por meio de suas secretarias, anunciou uma reforma física nas dependências do prédio que abriga a Polícia Técnica-Científica (PTC). A decisão foi informada na última sexta-feira, 4, durante uma reunião coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), com a participação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da direção geral da Polícia Civil do Acre (PCAC).

Governo anuncia reforma do prédio da Polícia Técnica-Científica durante reunião com secretarias estaduais. Foto: assessoria/ PCAC.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para o sucesso da iniciativa. “Essa união de esforços é fundamental para que possamos implementar melhorias efetivas em nosso sistema de segurança. O trabalho conjunto garantirá que nossas ações sejam mais eficazes e que possamos atender melhor à população”, afirmou.

Por sua vez, o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, enfatizou a importância de um planejamento estratégico para viabilizar a reforma e a construção de uma nova sede. “A Seplan tanto viabiliza a disponibilização dos recursos orçamentários para assegurar a reforma imediata quanto continuará trabalhando para captar recursos do orçamento geral da União para construção da nova sede do instituto de polícia técnica e científica”, explicou Brandão.

medida visa melhorar as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública e fortalecer o sistema de investigação criminal no Acre. Foto: assessoria/ PCAC.

A secretária adjunta da Seop, Samara Raquel Damásio, reforçou a relevância da obra e a parceria entre as secretarias. “A Seop está como uma secretaria parceira nas melhorias dos prédios públicos e agora nós temos a missão de reformar as instalações da Polícia Civil e as instituições vinculadas a ela”, destacou Damásio.

Pouco antes do encontro, o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, também realizou a entrega de quatro câmeras fotográficas profissionais para os núcleos da Polícia Técnica-Científica no interior do estado. A ação visa aprimorar o trabalho de investigação científica e fortalecer as unidades regionais, garantindo que a perícia tenha os recursos necessários para atuar com precisão nas cenas de crime.

Dr. Ítalo Maia, diretor do IML, e o perito criminal e diretor geral do DPTC, Sandro Martins, recebem novos equipamentos para reforçar os núcleos do interior do estado. Foto: cedida.

O delegado-geral expressou satisfação com os avanços discutidos na reunião e a importância da reforma para o fortalecimento da segurança pública. “A reunião foi produtiva e satisfatória, discutindo uma solução a curto prazo para a reforma da nossa Polícia Técnica e Científica. Queremos realmente agradecer ao coronel Ricardo e ao coronel Gaia pela parceria em mais uma obra para a segurança pública, honrando o compromisso com os nossos profissionais de segurança”, concluiu Maciel.

A reforma, somada à entrega dos novos equipamentos, visa melhorar as condições de trabalho da equipe técnico-científica, que desempenha um papel crucial na elucidação de crimes e na prestação de serviços à sociedade, fortalecendo ainda mais a segurança pública no estado.

Colaboração Assessoria/ Sejusp.